Farol Virtual - Centro de Mídia e Tecnologia
Estrada Geral do Farol, S/Nº - Laguna/SC

CEP: 88.790-000 

Fixo: (48) 3646-3462
WhatsApp - (48) 9.9631-3002 | 9.9905-1654

E-Mail: contato@farolvirtual.com.br

CNPJ: 32.824.692/0001-89

FAQ - Perguntas Frequentes.

Apoio:
  • Twitter Basic Black
  • Black TripAdvisor Icon
  • Farol Virtual-Facebook
  • Farol Virtual - Instagram

Este site possui sistema de compra online e por isso conta com certificados de segurança SSL internacional de proteção.

© Copyrigth: 2019 - 2023 | Imagens protegidas pelos direitos autorais - Farol Virtual ®

FAROL DE

SANTA MARTA

VOCÊ ENCONTRA NO FAROL...

LINKS RÁPIDOS PARA EMERGÊNCIAS

COMO TUDO COMEÇOU...

Farol de Santa Marta
 

Farol de Santa Marta é um farol localizado no cabo de mesmo nome, em Laguna, no estado de Santa Catarina, Brasil.A estrutura é uma torre quadrada, em pedra, que possui lanterna e galeria. Suas paredes possuem 2 metros de espessura. O farol eleva-se em meio a um grupo de casas térreas de faroleiros e outros edifícios.
 

Além de ser localizado no ponto mais oriental da região, desde o século XIX o farol serviu para guiar as embarcações para longe da famosa Pedra (ou Parcel) do Campo Bom. Apesar disso, alguns naufrágios chegaram a ocorrer.
 

Características
 

No topo de um morro, num pequeno promontório, a 45 metros acima do nível do mar, está localizado o Farol, a maior atração local. Com 29 metros de altura, é um dos mais potentes do Brasil em alcance e serve como guia para os navios que se aproximam do Cabo.

 

No período noturno, diferente dos dias com muito sol, a iluminação do Farol chama a atenção. O seu alcance é de quarenta e seis milhas náuticas (oitenta e cinco quilômetros).
 

*Hiper-radiante de Fresnel

 

Lente do farol...

Possui uma lente ótica hiper-radiante de Fresnel de 1 330 mm de distancia focal, do construtor francês Barbier & Bénard, a única no Brasil e uma das poucas ainda em funcionamento em todo o mundo. No Brasil existem ainda outras duas óticas deste tipo, mas de ordem inferior, meso-radiantes, de 1 125 mm de distância focal, no Farol de Abrolhos, estado da Bahia, e no Farol da Ilha Rasa, no Rio de Janeiro. Essas duas lentes são as únicas meso-radiais construídas no mundo, que se tenha conhecimento. São maiores que as lentes de 1ª Ordem (920 mm), mas menores que as Hiper-radiantes (1 330 mm).
 

BALIZAMENTO AERONÁUTICO
 

O Farol de Santa Marta possui um radiofarol não direcional (NDB) para balizamento aeronáutico. Com a frequência de 310 kHz e identificada com a sigla SW (Cabo de Santa Marta) nas cartas aeronáuticas. Faz o balizamento da aerovia W14 ligando as Áreas de Controle Terminal (TMA) de Porto Alegre (POA) e de Florianópolis (FLN).
 

HISTÓRIA
 

Projetado pelos franceses Barbier Bernard e Turenne, e inaugurado em 11 de junho de 1891, foi erguido com pedra, areia, barro e óleo de baleia.

ATRAÇÕES
 

Localizado no município de Laguna, o Cabo de Santa Marta é uma das praias com melhor visual de Santa Catarina. Os turistas costumam apreciar a beleza na areia da Prainha, tranquila e muito freqüentada por surfistas.

Além do Farol e a Capela localizado ao seu lado, próximo a Prainha existem enormes sambaquis, sítios arqueológicos onde as populações pré-históricas usavam como depósito de resíduos. As outras praias do Cabo de Santa Marta são a de Cardoso, a Cigana e a Praia Grande. Na Cigana, pode-se praticar sand board nas dunas. Todas são indicadas para banho e surfe.

Saindo do Farol para o centro de Laguna, encontra-se dois museus em homenagem a uma grande personalidade da cidade, Anita Garibaldi. Um dos museus, que era sua casa, conta a história da brava Anita na Guerra dos Farrapos e também na Itália.
 

SURF
 

O Cabo de Santa Marta possui 10 praias em que o surf é praticado, como segue:
Cigana - Direitas e esquerdas perfeitas com fundo de areia;
Cardoso - Direitas e esquerdas quilométricas, famoso por suas ondas nos grandes swells;
Praia do Meio - Pequena praia no coração do Farol de Santa Marta, muito badalada entre os surfistas nativos;
Santa Marta Grande - No lado sul é chamada de Mocó, onde rolam as direitas com vento sul, ao norte é chamada de Santa Marta, onde rolam ondas com vento nordeste, e situa-se ao lado do Morro da Galheta; Praia da Galheta - Direitas e esquerdas perfeitas para ondulação de até 2,0 metros;

Ipuã - Praia onde as ondas rolam com vento nordeste, possui uma laje de pedra submersa que favorece a qualidade desta onda;

Praia da Teresa - Pequena praia com costão de pedra nos dois lados onde as direitas rolam sem fim nos dias bons;

Siriú - Praia menor que a da Teresa e situada entre esta e a Praia do Gravatá, é pouco procurada pelos surfistas;

Gravatá - Praia onde só se chega após 30 minutos de caminhada entre a vegetação nativa e as dunas, é pequena com fundo de areia e costão de pedra onde quebram as ondas com vento nordeste;

Prainha - Do lado direito dos Molhes de Laguna está situada a última praia surfável no Cabo de Santa Marta, é bem pequena e as ondas quebram junto aos molhes, mas com as obras de ampliação do mesmo esta onda perdeu sua qualidade.
 

BOEMIA
 

A noite do Farol de Santa Marta já foi agitada, com bares e grande movimentação em meio a estrada geral. etc. Nos dias atuais (2018-2019) a comunidade está mais organizada e direcionando os atrativos noturnos para algo mais calmo, familiar e espiritual. Há opções de restaurantes, pizzarias e uma balada Roots, ao som de reggae.
 

INFORMAÇÕES
 

  • Acesso: Laguna está há 118 km de Florianópolis. O acesso é pela rodovia BR-101, até o trevo de Laguna. Pode-se chegar até ao farol, distante 17 km do centro de Laguna,através do Canal da Barra, uma travessia de balsa de mil metros, que funciona 24h por dia, e depois pela rodovial estadual SC-100.

  • Dinheiro: No local não há banco, portanto vá preparado com dinheiro ou utilize os caixas eletrônicos no centro de Laguna.

  • Aberto ao público: o acesso ao farol é livre.

  • Outras designações: Farol do Cabo de Santa Marta

  • Estação DGPS

Esta Página teve a colaboração e apoio de:

1/2